un chien andalou, luis buñuel e salvador dali
(imagem de un chien andalou de salvador dalí e luis buñuel)
quando chegou a paris em 1925, luis buñuel era um completo desconhecido. vindo de madrid, da universidade, onde tinha conhecido salvador dalí e federico garcia lorca, buñuel tinha decidido partir para paris, a capital cultural da europa, o palco de um dos movimentos artísticos mais inovadores do século xx: o surrealismo.
em 1926, iniciou-se no mundo da sétima arte trabalhando com o realizador jean epstein, assistindo-o na realização do filme mauprat. seguidamente, trabalhou com mario nalpas (la sirène des tropiques), novamente jean epstein (la chute de la maison usher) e... salvador dalí.
a primeira ida de salvador dalí para paris foi em 1926, altura em que conheceu pablo picasso, a quem reverenciava. no entanto, ainda não se tinha consagrado definitivamente no palco surrealista, o que viria a acontecer quando se uniu a buñuel para concretizar uma das obras cinematográficas mais geniais da história da sétima arte: un chien andalou. corria o ano de 1929.
não vou falar do filme, vou apenas partilhá-lo pois ele encontra-se online, à disposição de todos. tentem não o compreender até porque a arte surrealista não é uma arte da compreensão, mas sim da descoberta e da sensação. uma arte do subconsciente e da matéria com que são feitos os sonhos.
jorge vicente
5 comentários:
Tenho um texto que fala numa cena passada enquanto o filme passa num ecran de computador. A cena não é surrealista. A ser, será neo-realista, talvez. O filme existe na cena porque o texto é cru e directo. O filme traz-lhe o subconsciente que falas. A parte onírica.
Meu camarada, um filme intrigante, recomendadíssimo. Vi e revi esse ano a obra que sempre me impressionaa muito. Abraços.
Vi o filme mais de uma vez largos anos atrás mas ficou-me sempre na memória algumas imagens inesqueciveis.
Bjs
TD
Um filme fortíssimo, meu camarada!
Grande abraço
Jorge
como a cena famosa do corte do olho :)
um abraço, amiga
Jorge
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