20.3.12

a visão biocêntrica



(fotografia de robert doisneau, "la derniere valse de 14 juillet", 1949)

"A visão biocêntrica não se confunde com a idéia de um Deus antropomórfico. Esse Deus está morto. Ela surge da vivência do sentir-se vivo, do sentir-se como parte da criação, como expressão da auto-poiese cósmica.

Aqui, o sentir-se vivo é o fundante, é o que fortalece e revela a identidade como expressão natural, espontânea e histórico-social da vida, surgindo como singularidade, como auto-poiese particular da auto-poiese cósmica. O Mestre é a Natureza em nós.

Do sentir-se vivo é que surge a percepção do si-mesmo, de um sentimento de vida, o qual vem da Biologia em direcção à Psicologia (...), da transformação do animal em espírito enraizado, ou corporeidade vivida. É a mudança do selvagem em linguagem e sua volta a um lugar anterior e fonte de sua aparição concreta em um mundo natural e espontâneo - a vida animal. Ao voltar à fonte animal, à natureza, conecta-se a uma verdadeira conspiração pelo ato de viver. (...)

Sinto com profundidade a conspiração pelo ato de viver, a existência de uma essência humana libertária, em algo vital que impulsiona o ser à vida e a algum lugar do infinito, cuja origem não está na consciência ou em qualquer forma de representação mental e sim em nossa raiz animal e selvagem, mundo bruto e indiviso. Encontramos aí a vida como possibilidade muitas vezes bloqueada, reprimida, negada, porém sempre presente. Só desaparece com a destruição do ser." (1)

Cezar Wagner de Lima Góis


(1)GÓIS, Cezar Wagner de Lima - Biodança: identidade e vivência. Fortaleza: Edições Instituto Paulo Freire do Ceará, 2002. p. 39.

2 comentários:

RUTE disse...

Concordo em absoluto com essa visão sistémica da vida: biocentrica.

Talvez por isso sempre senti desconforto em considerar as religiões como intermediárias na religação com Deus.

Para mim Deus está no TODO e por isso respeitar o criador, é respeitar a criação. Respeitarmo-nos uns aos outros, e tudo o que existe como irmandade da mesma energia criadora.
Beijinhos biocentricos (não são no umbigo, hein!).
Rute

jorge vicente disse...

Depende do umbigo, amiga hehehehe

Muitos beijinhos em ti!!!
Jorge