26.3.08

broken saints (brooke burgess)



(imagem de broken saints, de brooke burgess)

quando quatro homens, vindos dos mais remotos cantos do globo, um dia juntarem as mãos, todos saberemos que o sol mudará de lugar e que o céu se afastará para dar origem a uma nova ordem global. os quatro homens, ou melhor, três homens e uma mulher serão uma forma algo afastada de quatro anjos do apocalipse, aqueles mesmos de que fala o livro dos livros.

não existe nenhuma razão para não acreditar, a não ser que tudo seja cinema e que o nosso mundo seja mais perfeito do que pensamos. esta história é a história de quatro mundos: o mundo do informático e do terrorista árabe, que se encontram numa experiência génetica no meio dos estados unidos; do budista e da jovem índia branca, levada na infância para a remota ilha de lomalagi (será que esse paraíso existe)? os quatro encontram-se e serão os portadores da mensagem dos deuses, embora algo involuntariamente. Por isso, são chamados de anjos descaídos, santos perdidos ou broken saints.

este filme é de animação e é um dos filmes mais originais que vi nos últimos tempos. bastante longo, com mais de 250 horas de duração, divide-se em várias séries ou pequenos episódios. a sua forma assemelha-se muito à banda desenhada, algumas vezes mais simples, outras vezes tremendamente arrojada. a mensagem é, também ela, simples, mas complexa: devemos salvar o mundo antes que seja tarde de mais.

jorge vicente



(clip de broken saints)

1 comentário:

Anónimo disse...

Que interessante Jorge.
Adorei conhecer, não conhecia.
Obrigada por partilhar estas coisas especiais.

Um beijinho muito amigo

Maria