8.10.07

The Devil's Rejects (Rob Zombie)



(Sheri Moon, Sid Haig e Bill Moseley em The Devil's Rejects)

Charles Manson foi um dos maiores carniceiros da moderna história dos Estados Unidos. Nascido em 1934, liderava a família Manson, uma espécie de comuna que se formou na zona de São Francisco, por volta de 1967. (1) Segundo o que a polícia apurou, Manson ordenou aos membros da sua comunidade o assassinato de várias pessoas, uma das quais Sharon Tate, a esposa de Roman Polanski.

Toda a história destes assassinatos, a sua legenda, o que ficou nos arrabaldes da memória, influenciou toda uma geração de músicos que se diziam inspirados (?) em Manson. Creio que o filme de Rob Zombie, The Devil's Rejects, evoca muito Manson e tudo o que o rodeava. Neste filme, também há uma família que mata brutalmente as suas vítimas, todo o ambiente é retro, desde a música (southern rock no seu melhor, como Lynyrd Skynyrd e Allman Brothers Band) ao próprio estilo da obra. Uma das personagens, interpretada por Bill Moseley, tem até parecenças físicas com Manson.
Em resumo, um filme feito por alguém que adora o que faz, que adora filmes de terror e toda a envolvente cultural e estilística que (pode) anima(r) este género de filmes: o autor/compositor/cantor Rob Zombie, um dos mais prestigiados, mas também originais compositores de metal dos anos 90.

O único senão (para algumas pessoas) é que o filme é demasiado violento. Mas Rob Zombie é Rob Zombie, no concessions to the industry and good taste.

Jorge Vicente

(1) referência: Wikipedia

2 comentários:

LUIS MILHANO (Lumife) disse...

É muita violência nos ecrans, nos jornais, na Tv, nas ruas. Precisamos de Paz. Façam mais filmes a exaltar a Paz.

Um abraço

jorge vicente disse...

ainda há muitos, lumife. o que importa é procurar

um abraço
jorge