25.6.07

Eu Sou o Vosso Mestre Maior




Todos os dias (ou quase todos os dias) leio, antes de dormir, um capítulo sobre espiritualidade. Nos últimos tempos, tenho-me dedicado à nova espiritualidade que vai sendo escrita por aí, seja ela sobre angeologia, pensamentos positivos, ioga, meditação, etc. O último livro que acabei de ler insere-se naquilo que posso chamar "Literatura Sobre Canalizações", sendo que canalização é "o processo de contacto com seres de outras dimensões ou de outros locais do universo" (1). A literatura sobre canalização é um fenómeno relativamente recente, apesar do Espiritismo se ter aproximado através dos seus livros psicografados. Recordem-se os trabalhos de Francisco Cândido Xavier, os livros iniciais de Waldo Vieira, antes de se dedicar ao estudo da projecção fora do corpo, o próprio, os trabalhos do teorizador Alan Kardec, etc.


Agora, com o fenómeno da Canalização, a literatura tornou-se um pouco cor de rosa (aliás muito cor de rosa), mais bonita, com mensagens de paz e amor vindas do outro lado do espelho. As mensagens de Jesus estão lado a lado com as mensagens da deusa Yasmin, a Deusa do Amor Incondicional segundo as palavras da mesma (!), Maria Madalena, Maria, a Rainha Santa Isabel, Kryon, Shtareer, alguns seres de outros planetas, etc.


O livro que acabei de ler é justamente um deles, canalizado pela doutorada em Naturopatia Ana Paula Ivo, que recebeu as palavras de Jesus, o Mestre Maior. A primeira parte é interessante porque apresenta uma teoria diferente do universo quântico, da Geometria Sagrada, etc, mas sempre tendo em conta os novos desenvolvimentos da teoria que está por detrás da Canalização. Depois, há alguns exercícios que considero um pouco chatos para mim, excepto o exercício da mão não dominante, que considerei muito bom para o desenvolvimento das minhas capacidades poéticas. O exercício é mais ou menos assim: fechamos os olhos durante 10 minutos e, com a nossa mão não dominante (no meu caso, a esquerda), vamos rabiscando numa folha de papel cavalinho, ou seja, fazemos um desenho com os olhos fechados. Depois, abrimos e descrevemos aquilo que sentimos, experimentámos, etc. Claro está que aproveitava o desenho para escrever poesia, mas isso é a minha própria forma de canalizar com o outro mundo, o mundo da fantasia e que está para além de mim. Fora isso, o livro não foi muito interessante, apenas que existem novas teorias e que certas pessoas acreditam nelas. Longe está o período áureo da Espiritualidade em que poetas e autores desenhavam o espírito de mãos dadas com ocultistas e espiritualistas. Relembro os contactos de Madame Blavatsky e Fernando Pessoa.


Mas, quem sabe, a Poesia é a nova espiritualidade. E a forma mais especial de fazer amor.


E ah! O livro chama-se Eu sou o vosso mestre maior.


Jorge Vicente

5 comentários:

avozquenaosecala disse...

olá migo!

venho do estudio raposa onde passou a voz do luis gaspar com dois dos teus textos gostaria de saber se os ouviste ou se precisas de ajuda?

migo olha eu ouvi-os e adorei.

em relação ao que dizes sobre a poesia e sobre o amor eu partilho a mesma opinião contigo.

jinhos aos milhões

jorge vicente disse...

ana, eu já ouvi os meus poemas e tenho-os guardados no meu computador.

um grande beijinho

jorge

jorge vicente disse...

ah e esqueci-me. estão tão lindos!!!

Anónimo disse...

gostodas tuas leituras... dos filmes...


gosto.




abraço muito zen.




(piano)

jorge vicente disse...

ainda posso ser um pouco louco, ainda que esta leitura não seja assim tão zen

é mais louca do que zen

um abraço e um beijo
jorge