27.5.07

The Dreamers




(imagem do filme The Dreamers, de Bernardo Bertolucci)




a barricada que os corpos sugerem é o acto mais subversivo de amor. Com a expansão da pele, a consciência torna-se mais pequena, conspirando as armas no avolumar da lua branca. O sonho é aquele período intermédio onde se promete a guerra e beija-se o lábio virginal de um poema ainda por descobrir. a letra e o pêndulo fundem-se.

depois, vem a revolução. os samurais de julia kristeva. e daniel cohn-bendit a querer mudar o mundo no quarto de brinquedos de paris. só os corpos fazem a revolução. e não a bandeira.

bernardo bertolucci ainda existe.

Jorge Vicente





(imagem do filme The Dreamers de Bernardo Bertolucci)

5 comentários:

Kalinka disse...

Este filme deve ser interessante. Gostava de o ver.
Obrigado pela partilha.

Cá vou continuando a passear dentro de Portugal. Desta vez não fui para perto do Mar, mas sim para a planície, campo.

Ao subir a ladeira para o Castelo, dentro das muralhas, encontrei uma pequena loja muito atraente pelo seu aspecto moderno e acolhedor. Entrei e deparei-me com um moço novo que está no início da sua actividade ali, teve uma magnífica ideia, de vender os produtos e ao mesmo tempo, tem uma sala aconchegante e moderna, com as paredes pintadas de um laranja forte, contrastando com as mesas e cadeiras castanhas, que decoram aquele espaço, onde os visitantes poderão degustar os produtos que se vendem na loja: queijos típicos, vinhos da região demarcada do Alentejo, mel de rosmaninho, várias compotas caseiras de diversos sabores, chás de ervas e tantas outras delícias ali expostas.
Também vende artesanato tradicional, peças feitas de corno, mantas alentejanas, botas de pele e, adorei ver uma enorme quantidade de brinquedos antigos feitos de madeira por um artesão que tem 40 anos e vive das peças que faz: o cavalinho de madeira com uma roda, as cadeirinhas em madeira para crianças, a trotinete de madeira pintada com cores vivas…enfim, transportou-me aos tempos de infância. Prometi-lhe que ia divulgar o seu espaço, original e moderno.

Beijitos.

Bandida disse...

a obra de Bertolucci é toda ela magnífica. este é um dos meus filmes.


beijo J.

B.
___________________________

isabel mendes ferreira disse...

brilhante "sonho" este.



________________ e seremos todos?





beijos de bom dia!!!!!!!!!!

orgasmus disse...

Sabemos tão pouco dos sonhos!

Johnny Thursday disse...

Ando para ver este filme do Sr. Bertolucci há imenso tempo e não consigo.
Juro que não é por causa da Eva Green (estou a fazer figas).
:-)
Abraço e obrigado pela visita