22.7.11

o processo da leitura



(fotografia de andré masson, "andré masson in his studio", 1976)


"A leitura é um processo de natureza interactiva que depende tanto do texto como do sujeito que o lê. Desdobra-se em procedimentos coordenados abrangendo operações de percepção, linguísticas e conceptuais, desenvolvendo-se mediante a aplicação contínua e simultânea de duas formas de processamento da informação, inversos e complementares, do âmbito da Psicologia Cognitiva: ascendentes/guiados por dados/indutivos (a leitura é de tipo linear, partindo exclusivamente do estímulo visual) e descendentes/orientados conceptualmente/dedutivos (parte-se do todo para as partes, aproveitando os «conhecimentos prévios» do leitor). No processo de leitura não intervêm apenas os sinais que compõem o texto mas também aspectos cognitivos, inclundo a memória e a razão com operações de indução e de dedução ou de análise e síntese. Da leitura deverá resultar o estabelecimento de conexões entre os diversos elementos textuais, integrando os conhecimentos prévios do leitor e a informação implícita e explícita no texto conduzindo, então, à compreensão textual. A compreensão implica algumas ideias-chaves: a noção de que compreender é integrar e interpretar, é criar significado; envolve processos ascendentes e descendentes; a profundidade do processamento textual aumenta a sua compreensão; a perspectiva adoptada pelo leitor condiciona a compreensão. De facto, a compreensão textual não é linear, já que o entendimento de um segmento de discurso depende do entendimento dos segmentos seguintes. A compreensão dos enunciados linguísticos envolve quatro princípios fundamentais: a segmentação (todo o indivíduo é capaz de segmentar sinais do fluxo contínuo da língua), a categorização (relativa às formas das palavras e das suas categorias sintáticas), a combinação (capacidade de criar estruturas sintagmáticas) e a interpretação (atribuição de um significado a palavras e frases de acordo com as convenções estabelecidas)." (1)

ana lúcia silva terra


(1) TERRA, Ana Lúcia Silva – As políticas de informação e de comunicação da União Europeia: uma leitura diacrónica e exploratória no âmbito da ciência da informação [Em Linha] Coimbra: Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, 2008. [Consult. 13 Apr. 2011 02.43]. Disponível em WWW: https://estudogeral.sib.uc.pt/bitstream/10316/11215/3/Ana%20Terra_tese.pdf pg. 62.

2 comentários:

tecas disse...

Olá, meu querido poeta! Ainda sobre o efeito dos analgésicos( na cama, também, não estou bem),vim saborear o teu blog, onde encontro sempre algo que me enriquece. Adorei o teu pos. Uma belíssima escolha para o dia dos escritores.
«A compreensão dos enunciados linguísticos envolve quatro princípios fundamentais: a segmentação (todo o indivíduo é capaz de segmentar sinais do fluxo contínuo da língua), a categorização (relativa às formas das palavras e das suas categorias sintáticas), a combinação (capacidade de criar estruturas sintagmáticas) e a interpretação (atribuição de um significado a palavras e frases de acordo com as convenções estabelecidas)."» (1)
ana lúcia silva terra»
Obrigada, pela partilha. Bjito amigo.

jorge vicente disse...

é o chamado princípio de uma escrita racional, não intuitiva :))))

muitos beijinhos, amiga e as melhoras!

jorge