2.9.08

um pequeno gesto



(a pequenina piedade)


esta fotografia foi tirada no infantário de chaquelane, moçambique, em 9 de agosto deste ano (presumo). o infantário de chaquelane é apenas um dos infantários abrangidos pelo projecto um pequeno gesto, uma grande ajuda, iniciado quando a minha prima sara vicente foi a moçambique em voluntariado, em fevereiro de 2004. segundo as palavras de sara vicente,

"Em Fevereiro de 2004, atirei-me naquela que foi a mais importante viagem da minha vida, rumo a
Moçambique, para ser voluntária durante quatro meses na Escolinha do André, em Xai-Xai.

Muitos foram os que pensaram que não voltava, muitos foram os que pensaram que voltasse diferente, ainda mais os que acharam que era completamente doida em ir. À sua maneira, cada um teve razão. Um pedaço de mim nunca voltou e ficará para sempre ligado a Moçambique, aos meus meninos, às manas e às irmãs. O pedaço de mim que voltou, sem dúvida voltou diferente, não resistindo aos efeitos do que me tinham alertado "olha que África é diferente, é outro continente...". E muito de mim, foi doido tanto de ir como de voltar. Porque desde Moçambique, nada mais foi o mesmo...

Pouco antes do regresso, fui um dia de passeio a zona de Conhane, "para não estar sempre enfiada em Xai-Xai e conhecer mais Moçambique" dizia a Irmã Isabel. Como na vida há poucos acasos, foi nesse dia que passei pela primeira vez no Orfanato de Conhane. Na minha surpresa perguntei, "mas do que vivem estas crianças?". "Da sorte" e da "ajuda aqui e ali", e com "muita fé em Deus". Estas foram as palavras que chegaram para perceber que tão pouco poderia fazer ali tanta diferença. E nesse dia eu tive uma certeza, uma certeza de querer mudar o que vi." (retirado do site um pequeno gesto).

e o que foi feito? muita coisa, muita mesmo. no início, a organização planeava apadrinhar cerca de 33 crianças. agora, já são cerca de 400. e muitas mais vêm a caminho, desde que o projecto foi apresentado na televisão, no programa praça da alegria.

com o apadrinhamento, começa a existir uma ligação entre uma criança moçambicana e um padrinho/madrinha português ou estrangeiro. o padrinho compromete-se a pagar apenas 130 euros por ano e, através desse dinheiro, possibilita que a criança tenha educação e duas refeições por dia.

o mail da organização é o seguinte: geral@umpequenogesto.org.
nib e contactos:

NIB Conta Donativo: 00 33 0000 453 400 42447 05
NIF: 508 178 754
Escritório: Av. das Acácias, 52 - 2ºB - Jardins da Parede - 2775-342 Parede
Telefone: +351 91 887 80 20

1 comentário:

Inês Leitão disse...

Jorge:

Será que posso pedir aos seus leitores para virem ao lançamento da "Pitopeca em África"?


Livraria Trama, 27 de Setembro, 18 horas


cheers

Inês