22.2.08

Thank You for Smoking (Jason Reitman)



(imagem do trio da morte, em Thank You for Smoking)

para quem gosta de fumar (e, também, para quem não gosta), recomendo vivamente este filme: Obrigado por Fumar, de Jason Reitman. É uma crítica mordaz à sociedade norte-americana, ao império das tabaqueiras que não pretendem saber da saúde dos seus clientes, de todos os lobbies existentes nessa mesma sociedade (o lobby do armamento, do alcool, da saúde, etc), mas também é uma crítica à própria incapacidade crítica da sociedade, à falta de liberdade e capacidade de decisão. Porque fumamos? Porque não fumamos? Onde estará a nossa capacidade crítica que nos leva a pensar que fumar faz mal? Em que ponto estará a nossa capacidade de decisão? No fundo, aquela simples palavra que sempre nos têm transmitido ao longo dos anos relativamente à América: liberdade.

Jorge Vicente

6 comentários:

Teresa David disse...

Tem graça que comprei o DVD com esse filme, vi, gostei, mas não concordo que a América seja assim um País de Liberdade tão exemplar porque é minado por contradições, nesse capítulo, sem fim.
Bjs
TD

jorge vicente disse...

teresa,
eu nunca disse que a América seja um país de liberdade, mas é aquilo que nos querem transmitir. e aquilo que vem à cabeça de milhares de imigrantes que querem ir para lá: the american dream, the american way of life, etc.

Enfim, aquelas contradições que tu falaste. Mas, no que toca ao filme, eu acho que ele toca nos dois pontos: apesar do defensor do tabaco ser um manipulador nato, todos os outros também o são: a jornalista, ávida de sucesso jornalístico, os ambientalistas que, muitas vezes, tratam aqueles que o não são abaixo de cão, como se fossem criminosos de guerra, o personagem que é defensor das armas.

e, no meio disto tudo, onde fica o personagem consciente, que pensa pela própria cabeça, que não cede a demagogias fáceis?

um abraço
jorge

Anónimo disse...

gostei de ler o que escreveste no post e no comentário, jorge. és bom observador do que te rodeia! como deves calcular, esta temática interessa-me e vou tentar ver o filme. obrigada pela sugestão. bom fim de semana. um grande beijinho.

isabel mendes ferreira disse...

obrigada Jorge...:)



vou ver...e fumar...:)



beijo.te.

Bandida disse...

não vi. mas garantidamente vou pegar no filme. beijo.

Anónimo disse...

óptima escolha, óptima crítica.

vi o "thank you for smoking" quando saiu nos cinemas. o que mais me agradou no filme foi, na minha opinião, o facto de não entrar no actual moralismo politicamente correcto anti-tabágico. sim, o filme critica o tabaco, critica os lobbies envolventes, mas não procura passar nenhuma mensagem do género "fumar mata". e é muito, muito divertido.