2.12.07

Projecto Sinergia




Ontem à noite e, devido ao adiamento do workshop de biodanza no qual eu ia participar, resolvi parar no Tuatara e assistir ao Projecto Sinergia. Tinha tido conhecimento desse projecto através da mailing list da cantora Teresa Gabriel, que tinha visto actuar também no Tuatara, numa festa organizada pela Quantic Chill Records. Foi em 29 de Setembro deste ano, lembro-me bem, no dia em que o meu amigo e poeta Xavier Zarco, lançou o seu livro Variações sobre tema de Vítor Matos e Sá: invenção de Eros, no Porto.

Convidei o meu amigo Vasco para ir, já que ele mora na zona de Alvalade, e partimos para a descoberta. Uma das principais razões para estar lá era não só ouvir de novo a Teresa Gabriel, mas também assistir às declamações de poemas da Volte-Face, uma troupe de autores/declamadores que tenta promover a reflexão poética sobre os temas do nosso quotidiano. Nas suas intervenções, aliam a declamção, a música e a dança contemporânea, de uma forma muito interessante, embora eu tivesse achado a intervenção de sábado um pouco neutra. Acho que, no meu entender, alguns poemas deveriam ser quase gritados, como se houvesse uma catarse de palavras. No entanto, a declamação do "Jornal da Noite" foi divinal e muito forte. Para além das intervenções, a Volte-Face é também uma revista. Ou melhor, é, acima de tudo, uma revista de acção poética que alia a poesia ao design gráfico de uma forma aboslutamente fantástica, criativa e original. Só depois é que esses textos são trabalhados e declamados perante o público, nas tais intervenções que já referi antes. O site deles aqui.

Eu e o Vasco ainda tivémos umas boas horas a assistir às várias propostas até que vi um debate muito interessante. O debate reflectia sobre a idea de conscious partying, à qual o Projecto Sinergia está directamente associado, e que consiste, pelo menos no caso do Sinergia, num festival indoor onde se reunem DJ's, VGs, cantores, massagistas, curadores, poetas, autores e artistas variados, ONG's, associações humanitárias e ambientais, etc, que se unem para criar um novo tipo de consciência global, positiva e construtiva e que reflicta sobre os problemas do nosso mundo: transgénicos, agricultura biológica, pobreza, aquecimento global, etc. O Projecto Sinergia iniciou-se em Inglaterra há já 5 anos e, pelo que tenho ouvido,tem tidos resultados muito positivos. Afinal de contas, nós não somos apenas aqueles que vão ao cinema, que lêem livros e que dormem e comem todos os dias. Temos uma responsabilide global de ajudar o planeta a sobreviver e de prestarmos o nosso abraço à humanidade. Penso que será isso que a conscious partying significa, independentemente de ter surgido na Inglaterra, na comunidade trance, como penso que surgiu. É muito mais do que isso e o próprio facto de já estar integrado na biodanza ajuda a compreender um pouco o que se passa. Todas as nossas festas são uma partilha. Partilha da dança, da comida, do abraço, da consciência. Ou seja, uma perspectiva muito biocêntrica, de apoio à vida, ao prazer de viver e a todas as formas de vida que existam no planeta.

Espero que todos os músicos, DJ's, conferencistas e artistas que nos deram a conhecer o Projecto Sinergia juntem as suas mãos às minhas. E escrevam um novo poema. Uma nova existência. Uma nova forma de pensar. Ou talvez não escrevam. Talvez a nova forma de pensar seja algo que já esteja a nascer quase espontaneamente. Eu digo isto porque conheço pessoas, adolescentes, para as quais, dar um abraço, juntar-se a causas humanitárias e ambientais é algo natural. A minha sobrinha mais velha, de 16 anos, foi ao Banco Alimentar e não tem qualquer problema em abraçar os amigos. Acho que isso é fundamental e são esses jovens, conscientes e humanistas, que irão mostar à geração anterior que o mundo é um lugar muito bonito para se viver.

Obrigado a este Projecto pelo que fez ontem, no sábado, e vai fazer no futuro.

o site do Projecto Sinergia aqui
o site do Synergy Project aqui

Jorge Vicente

5 comentários:

RC disse...

Já fui espreitar. Muito interessante.

Xi.

Anónimo disse...

Obrigada nós, Projecto Sinergia, pela tua presença e interesse!

São disse...

A menor que namorava o seu amigo de 27 anos , quantos anos tinha, afinal?
Tudo isto é complexo!
Boa semana.

Ana disse...

Grande Jorge!
Vou espreitar esse projecto. Muito obrigada pela partilha :-)

Bandida disse...

muito, muito interessante. vou espreitar e gostava de falar contigo sobre isto.


beijo, Jorge.


B.