11.10.07

A filosofia e a poesia



(fotografia de Clarence John Laughlin, "Possessed by the past", 1939)

"A filosofia e a poesia que te ensinam são uma verdadeira seca. Em filosofia obrigam-te a decorar o que este e aquele disseram, puro exercício de masturbação mental, de repetição e todo orientado para o passado. Quanto à poesia, obrigam-te a dissecar a poesia, para saberem o que é uma cantiga disto, uma cantiga daquilo, uma poesia disto e daquilo. Uma seca monstruosa. Mais uma vez uma masturbação do passado, mental e repetitiva. A filosofia aprende-se filosofando e não respondendo a um professor o que é que pessoas que tu nunca viste disseram nos seus acessos de raciocínio mental. A poesia aprende-se soltando o controlo e deixando as emoções expressar-se. Não decorando quem compôs o quê, onde, nem em que circunstâncias." (1)

Luís Martins Simões




(1) SIMÕES, Luís Martins - És criador ou repetidor?: para jovens e adolescentes. Carcavelos: Angelorum Novalis, 2006. ISBN 989-607-048-2. pg. 49.

1 comentário:

cabecinhapensadora disse...

Jorge, a filosofia não se decora. Se for decorada é uma seca. Com certeza não é filosofia.
Da poesia sabes tu mais que nós. Mas quando nos fazem estudar os versos como se fossem contas de somar,perdem a beleza toda. Filosofia e poesia são duas coisas que não dá para fingir, têm que ser vividas. Mas são diferentes. Filósofos podemos ser todos se aprendermos a pensar por nós mesmos, se tivermos atitude. Poetas...não é coisa que se possa ensinar. "ser poeta é ser mais alto"
Um abraço nosso