Complete Recorded Works in Chronological Order Vol. 2: 1927 (Blind Lemon Jefferson)
(fotografia de Blind Lemon Jefferson)
E se, de repente, algum estranho viesse ter convosco e os convidasse para um passeio no Delta? Saboreando as mesmas águas que o furacão Katrina arrebatou há alguns anos atrás, entrando naquelas pequenas casas de madeira onde, diz-se, o blues nasceu, com o signo dos velhos espirituais negros ecoando em cada campo de algodão?
E se, de repente, o grande rio desembocasse no mar e adormecesse os cordões de música que pairam um pouco pelo Sul dos Estados Unidos, com o fantasma do Klan entrando paredes dentro com a espiritualidade negra?
Blind Lemon Jefferson é tudo isso, apesar de ter nascido no Texas. Mas, para mim, a dimensão geográfica não interessa. Pelo menos, no caso do Delta. A influência do Mississippi na cultura musical dos Estados Unidos é imensa e o blues que ficou, tradicionalmente, associado ao Rio, ao Grande Rio ("Misi-ziibi", segundo a língua ojibwe) não é necessariamente pertença apenas do Mississipi ou da Louisiana, apesar dos grandes nomes serem originários de lá. Posso fazer referência a: Robert Johnson (o guitarrista que vendeu a alma ao diabo para tocar como tocava), Charley Patton, Muddy Waters, John Lee Hooker e tantos outros, que foram mestres do Delta. E souberam cantá-lo. E tocá-lo como ninguém.
Blind Lemon Jefferson não foi apenas mais um. É um dos mestres originais do blues. A ouvir com atenção e carinho.
Blind Lemon Jefferson no youtube aqui
Blind Lemon Jefferson no wikipedia aqui
Jorge Vicente
1 comentário:
a recordar. carinhosa e docemente.
o talento.
____________________.
obrigada J.
beijo.
Enviar um comentário