4.9.07

Henry King (Tol'able David)

Em 1971, Charles Bukowski escreveu aquele que veio a ser o seu primeiro romance, Post Office. Nesta obra, Bukowski descreveu de forma magistral os seus anos como carteiro. Através do seu alter-ego, Henry Chinaski, assistimos às constantes dificuldades de relacionamento com as mulheres, os problemas de alcoolismo e de jogo, os encontros sexuais, esperanças, desesperanças que Chinaski/Bukowski vai sofrendo ao longo dos anos. Nesta obra, a profissão de carteiro era vista como algo de tediante e monótona.

Num outro registo, o filme de Henry King, Tol'Able David (1921) faz a apologia da capacidade de sacrifício e de dedicação a uma instituição. David Kinemon, interpretado pelo inesquecível Richard Barthelmess (quem não se lembra do seu filme Broken Blossoms - O Lírio Quebrado?), tem o sonho de conduzir a carruagem dos correios e entregar as respectivas encomendas aos habitantes da sua aldeia. Constantemente, é avisado de que é demasiado novo, que precisa crescer um pouco mais. Porém, só através de uma grande tragédia familiar é que consegue conduzir a carruagem. Mas, consegue dar conta do recado e provar a toda a gente que já atingiu a maturidade. De facto, o tema principal deste filme reside na entrada na vida adulta, entrada essa que se processa, por vezes, através de inúmeros sacrifícios e perdas, mas que dão a cada um de nós uma maior maturidade e capacidade de amar.



(imagem de Richard Barthelmess, no filme Tol'Able David, de Henry King)

O filme não está disponível em Portugal. Comprei através da Internet. Mas, seria bom que passasse na televisão ou que fizessem um ciclo de cinema sobre o realizador, Henry King. Como antes, através dos programas de Lauro António e da rubrica 5 Noites, 5 Filmes.



(mais uma imagem de Tol'Able David, com Richard Barthelmess e Gladys Hulette)

Um abraço
Jorge Vicente

P.S. Alguns dos filmes de Henry King são: The Song of Bernadette (1943), Wilson (1944), David and Bathseba (1951), The Snows of Kilimanjaro (1952), King of the Khyber Rifles (1953) e Carousel (1956).

Sem comentários: