3.11.08

um sussurro...



(quadro de bernhard kretzschmar, "two unlikely lovers", 1923)


"Não sei quando foi que compreendi que é precisamente este inferno no qual apostamos as nossas vidas que nos dá a energia, a possibilidade de cuidarmos uns dos outros. Um cirurgião não emerge do ventre materno besuntado de compaixão como se se tratasse de escorrências do parto. É muito mais tarde que surge. Não por súbita iluminação de graça, mas pelo murmúrio acumulado das inúmeras feridas que tratou, das incisões que fez, de todas as chagas, úlceras e cavidades que tocou para curar. No início mal se ouve, é um sussurro, como provindo de muitas bocas. Vai aumentando lentamente, elevando-se da carne que goteja até, por fim, ser um chamamento puro - um som exclusivo, como o grito de certos pássaros solitários - dizendo que da ressonância entre o homem doente e aquele que o trata pode emergir a cortesia profunda a que os religiosos chamam Amor." (1)

dick selzer



(1) SELZER, Dick apud SIEGEL, Bernie S. - Amor, medicina e milagres. 1ª ed. Lisboa: Sinais de Fogo, 2004. ISBN 972-8541-47-3. pgs. 40.

3 comentários:

  1. porque o amor tem uma infinidade de matizes...e surge vindo de um nada ainda desconhecido
    beijos

    ResponderEliminar
  2. ..."cortesia profunda"... em golpe de lâmina.


    beijo, meu amigo.

    ResponderEliminar
  3. Com vista a dar “voz” aos novos autores, o Portal Lisboa estabeleceu uma iniciativa única, no campo da criação literária portuguesa.

    Neste sentido, o Portal Lisboa vai apadrinhar duas colectâneas literárias, uma de Poesia e outra de Contos Literários, a serem editadas pela Chiado Editora.

    Gostava de ver os seus textos publicados por uma editora de prestígio? Tem aqui a sua oportunidade!

    Descubra mais no site: www.portallisboa.net

    ResponderEliminar