23.3.09

irene lisboa



(pintura de marcel gromaire, "ouvrier près du péole", 1949)


"Estávamos no apogeu da última «grande guerra». O nosso volfrâmio parece que corria o destino dentro de vagões indemnes e impantes, partido das fragas brutas das Beiras e de Trás-os-Montes, onde os Fritz engenheiros dirigiam caravanas de bisonhos aldeões e vilões, acorridos do Norte e do Sul. Encharcavam-se estes, dia e noite, nos poços húmidos e empiolhavam-se nas casernas onde dormiam enrolados em mantas, mas, aventurosos como eram, sempre ganhavam um pouco mais que arrancar pedra ou a cavar a terra seca. Que o diabo lhes levasse a alma quando os penedos lhes caíssem em cima!

E de facto, assim aconteceu. Levou o diabo a alma a muitos e as cantinas e vendas organizadas para os servir levaram-lhes o dinheiro" (1)

irene lisboa



(1) LISBOA, Irene apud LAGE, Maria Otília Pereira - Velhas e novas alianças: arquivo e história em ambiente informático: produção de um CDROM. V Encontro Nacional de Arquivos Municipais - Sintra, 29 a 31 de Março de 2000. Sintra, 2000. p. 3.

6 comentários:

Andrício de Souza disse...

Então está bem, Jorge. Quando for falar com você, escrevo neste blog com o seu nome.

Rapaz, belo texto, esse da Irene Lisboa. Eu não conhecia.

Abraço!

Teresa David disse...

HÁ MUITOS ANOS QUE FALO COM MUITA GENTE SOBRE A OBRA DE IRENE LISBOA, PARA MIM UMA DAS MAIORES ESCRITORAS PORTUGUESAS DO SÉCULO XX. LOGO, ESCUSADO SERÁ DIZER QUE FOI UM PRAZER REENCONTRÁ-LA NA PÁGINA DO TEU BLOG. BEM HAJAS POR TRAZER Á RIBALTA ALGUÉM QUE TANTO MERECE SER DIVULGADA.
BJS AMIGOS
TD

Anónimo disse...

tenho de confessar que não conhecia nada desta escritora e que adorei o excerto que aqui publicaste. um beijo grande, jorge.

jorge vicente disse...

é uma das melhores escritoras portuguesas do século XX, andré. eu também não conhecia assim tanto a obra dela.

um grande abraço
jorge

jorge vicente disse...

obrigado, minha amiga, mas não precisas de agradecer.

este meu blog divulgará sempre os bons autores e mesmo aqueles que muito boa gente possa considerar maus se tiverem alguma coisa importante para dizer. e para sentir.

um grande beijinho
jorge

jorge vicente disse...

é uma grande escritora, alice. uma das melhores que portugal teve no século xx, dizem.

um grande beijinho
jorge